sexta-feira, 27 de dezembro de 2013 às 00:03

Veja dicas para trabalhar em casa em 2014

Home office

por Redação
Jornal Correio de Itapetininga

Muita gente quer começar o ano novo com a carteira assinada. Porém, quem não teve tempo de se preparar para as vagas do mercado de trabalho pode optar em trabalhar em casa. Ao trabalhar em domicílio a pessoa poupa horas desde a preparação para ir ao trabalho, deslocamento para almoçar até a volta para casa. Todo este tempo pode ser convertido em tempo para a família e outras atividades de lazer.
Porém, é preciso conhecer os prós e contras deste serviço, pois, muitas vezes, de acordo com o ambiente familiar, crianças presentes e estrutura física do escritório, a produtividade pode cair ao ponto de não compensar trabalhar no home office.
Uma opção é a revenda de produtos para mulheres em casa e vender produtos como lingeries, bijuterias e cosméticos. No início, não faça estoque, esse é um passo em falso. O ideal é comprar apenas a quantidade que vai ser usada. Apresente seu produto ao mercado. Se ele for bem aceito e as encomendas surgirem, aí sim vale a pena comprar quantidades extras.
Especialistas indicam que dentre as despesas do novo negócio, é importante colocar o próprio salário. Esse valor deve ser retirado do caixa todo mês. No início isso pode não ser possível, mas essa retirada deve fazer parte do planejamento.
Para saber se as vendas são lucrativas, o empreendedor deve somar tudo que conseguiu vender no mês. Do valor total, subtrair todas as despesas, inclusive o salário estipulado. Se a conta der negativa, é momento de reavaliar o trabalho.
Outra opção é abrir uma franquia em casa. Este é um bom negócio para empreendedores que não têm capital suficiente para um negócio maior e que pretendem trabalhar sozinhos, amparados por uma marca já conhecida. Com investimento mais baixo e sem necessidade de um ponto comercial, o franqueado tem menos custos fixos e mais flexibilidade de horários.
Aproveitar os dotes culinários pode ajudar na hora da escolha em trabalhar em casa. Neste mercado sempre há espaço para quem gosta de cozinhar e sabe preparar delícias. Também há diversos cursos que ensinam a preparar salgadinhos, docinhos, bolos, pratos congelados e uma infinidade de outras opções, gratuitamente ou por preços bem acessíveis.
Quem quiser pode usufruir do talento com artesanatos e fabricar lembrancinhas para maternidade, batizados, aniversários, bijuterias. Com as habilidades manuais, o empreendedor pode criar várias opções de que podem ser oferecidas via internet, ou mesmo diretamente em buffets e lojas que vendem produtos infantis.

Desvantagens
Porém, é preciso ficar atento, pois trabalhar em casa pode trazer algumas desvantagens, por conta do horário variado de trabalho, que pode ser uma “folga” durante um dia todo, mas em compensação ter que depois trabalhar em dobro. Os assuntos domésticos também podem tomar parte do tempo.

Correio Plus