Moyses Moreira Lopes

Moyses Moreira Lopes

Quem Deve Ser Adorado e Louvado?

terça-feira, 23 de outubro de 2018 por Moyses Moreira Lopes

Casemiro de Abreu foi um dos poetas mais populares do Brasil. Escreveu “As Primaveras”, obra publicada em 1859, quando o Presbiterianismo conseguiu se estabelecer no Brasil, graças ao Rev. Ashbel G. Simonton.
Casemiro escreveu uma poesia, cujo título é: “Deus!”. Diz o poeta num estilo suave e singelo: Eu me lembro! Eu me lembro! – era pequeno/ e brincava na praia; o mar bramia/ e, erguendo o dorso altivo, sacudia/ a branca escuma para o céu sereno./ E eu disse a minha mãe nesse momento:/ “Que dura orquestra! Que furor insano!/ Que pode haver maior do que o oceano,/ ou que seja mais forte do que o vento?!”// Minha mãe a sorrir olhou pros céus/ e respondeu- “Um ser que nós não vemos/ é maior do que o mar que nós tememos,/ mais forte que o tufão/ meu filho, e- Deus!”
Vi, por várias vezes, a minha namorada Valdiné recitar o Casemiro de Abreu. Com que doçura ela o interpretava, declamando. Depois ela se tornou minha noiva e por fim, esposa, mas a sua imagem cândida continua a mesma e os versos do poeta fluminense sempre afloram na minha mente.
Deus é maior, porque o seu amor é eterno e infinito. Jesus, a segunda pessoa da santíssima trindade, disse: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (São João 3:16)
Deus é maior, porque a sua misericórdia dura para sempre. Jeremias, o poeta das lágrimas, disse: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim.” (Lamentações 3:22)
Deus é maior, porque a sua bondade é sentida nos quatro cantos da terra. O salmista, num louvor ao Criador e Preservador de todas as coisas, disse: “A terra está cheia da bondade do Senhor.” Depois, de um modo imperativo, como um bom pregador, diz: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom, pois nada falta aos que o temem.” (Salmo 33:5,8, 9.)
Deus é maior do que os nossos problemas e pode resolvê-los. O salmista afirma:- “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.” (Salmo 34:19) (Sublinhe a palavra justo, pois a declaração é restritiva. O ser humano pode ser justificado por Deus, aceitando a Cristo como seu único e suficiente salvador. Romanos 5:1)
Deus é maior, portanto rendamos graças e tributemos louvores a Ele, pois só ele e ninguém mais merece toda honra, toda glória e todo louvor. O anjo disse a São João: - “Adora a Deus.” (Apocalipse 22: 9)

 
 
0918_fibria