Ivan Barsanti

Descrição pendente

Agenda - 582

quinta-feira, 21 de março de 2019 por Ivan Barsanti

Nas alturas
A quase quatro mil metros de altura em Valle Nevado, no Chile (esquerda para direita): Rosa Almeida, Vera Lúcia Abdala, Marta Cecília Cunha da Silva e Maria Tereza Cardoso na excursão itapetiningana coordenada por Aldo Bassoli, no último março.

 

Comentário
José Benedito de Meira, o Meirinha, do Partido dos Trabalhadores daqui de Itapetininga e que esteve no penúltimo domingo, dez, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, local de encontro dos partidários do Não-Impeachment de Dilma Rousseff, ficou impressionado com a quantidade de pessoas presentes. Para Meirinha, a Polícia Militar do Estado calculou em setenta mil as pessoas (De São Paulo, da Grande São Paulo e todo o interior paulista). Mas para ele, havia muito mais. E ficou também impressionado com a quantidade de bandeiras, faixas, palavras de ordem e confraternização de um pessoal que lutava por uma mesma causa – a defesa da Constituição Brasileira, sem a ruptura do que foi enunciado pelas urnas nas eleições presidenciais de 2014, ou seja, a vitória de Dilma Rousseff com 54 milhões de votos. E conclui José Benedito Meira – “Não dá para levar a sério uma sessão na Câmara dos Deputados em Brasília “pró” ou “contra” o impeachment quando esta é presidida por um presidente desta mesma Câmara acusado de corrupção. Não dá”.

Dramaturgia
Apresentador do Programa “Telescópio” da TVI (de segunda às sextas-feiras, da meio dia e meia até as duas horas da tarde), Fábio Campos que , quando pode, assiste a novela das nove e meia da noite, na TV Globo, de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luis Fernando Guimarães, comentando: - “Sou admirador de Luis Fernando, considero o melhor diretor de novelas, séries e mini-séries da televisão brasileira e esta novela “Velho Chico” é exemplo disso. Os atores estão ótimos, a fotografia é esplendida a locação (onde é gravada), , Olho D’água do Casado, no sertão de Alagoas, colabora para a autenticidade do enredo e a trilha sonora com Caetano Veloso, Maria Bethânia e canções de Geraldo Vandré são precisas. Mas há algo que destoa de todo este cenário. É a caracterização do ator Antonio Fagundes, o “coronel Afrânio Saruê que a meu ver não bate com a figura do mesmo coronel, mais moço interpretado por Rodrigo Santoro. O ‘coronel” interpretado por Antonio Fagundes está lembrando muito o personagem de “O Bem Amado”, de Dias Gomes, vivido por Paulo Gracindo”. E Fábio Campos conclui –“ Está fora do tom, portanto, principalmente nas vestimentas”.

Voo
Especialista em confecção de vestidos de noiva, Vanny de Freitas Cardoso, já está arregimentando itapetininganos para um tour por Portugal e Espanha (região sul deste pais) e Marrocos no norte da África, sempre exótico e atualmente “em alta”, principalmente depois das belas paisagens mostradas no “Globo Repórter” (sexta-feira, dez e meia da noite) na TV Globo. Atualmente o Marrocos (uma ex-possessão francesa) é uma monarquia estável aparentemente sem conflitos visíveis e bastante procurado por turistas ocidentais. Gloria Maria, no “Globo Repórter” do último oito (deste mês)mostrou Marrakesh, Fez e outras cidades, com seu povo, como trabalham, religião, costumes, Vany de Freitas, coordenadora aqui da agência Cláudio Cardoso Peregrinações, Viagens e Turismo, de São Paulo, prepara esta viagem para o inicio deste agosto e a duração da excursão será por quinze dias (por ai ...). Para a estilista Vany, valerá muito a pena. Muito.

Mérito
Secretaria Municipal de Educação, Eliana Sales comunicando a inauguração oficial da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Esther Barsanti, no bairro do Posto Tupy (caminho para Angatuba), no próximo três de maio, numa terça-feira, às três horas da tarde. A patronesse do novo estabelecimento Esther Barsanti, foi professora primária (hoje cinco séries iniciais do ensino fundamental da Escola Normal “Peixoto Gomide”, depois Instituto de Educação e hoje, simplesmente uma Escola Estadual. Dedicada (ao extremo) em sua profissão e quase sempre lecionando na segunda série (na época: segundo ano primário) era muito procurada por muitas famílias itapetininganas que queriam que seus filhos fossem seus alunos. Esther Barsanti lecionou no “Peixoto Gomide” no chamado “Curso Primário Anexo” ou “Escola de Aplicação” os normalistas (futuros professores primário realizavam suas aulas práticas). O autor do projeto na Câmara dos Vereadores foi Marcus Tadeu Quarentei Cardoso.

Birthday
A agitada Márcia Camargo Mello, que foi auditora do Departamento de Estradas de Rodagens, o DER, daqui, mudou de idade neste abril e a comemoração foi no sábado, nove, na casa de sua irmã, Ana (ex-Banespa) no Athenas do Sul, á noite. E muita animação em torno de pizzas e bolos. Entre os presentes, na noite quente: as primas irmãs Iole e Geni Genesini, Silmara Piedade, Eloisa (Silveira) – Edson Zaglobnsky de Campos, Ana Elisa (Bloes)- Hélio Rubens de Arruda Miranda. Márcia Mello nasceu em sete de abril e conta que seu ídolo maior o cantor Roberto Carlos aniversaria no mesmo mês, no dia dezenove.

Encontro
No penúltimo domingo, dezessete, muito movimentado na Congregação Católica Bethânia, próxima do Hospital Unimed, com a participação de dezenas de participantes reunidos para o (delicioso) almoço beneficente em prol do local onde se realizam retiros espirituais. Entre os coordenadores do evento o casal Leticia (Piedade) - Antonio Lauro de Mello Moraes, o Lalo, proprietário da TVI, aqui. Participaram do almoço entre tantos: Maria de Lourdes Rosa Resende, Elenice Mendes Tárcia, Maria Dulce Garcia Mauricio.

Torre Eiffel
A itapetiningana Maria da Graça Barsanti Camargo, psicóloga aposentada da Prefeitura de São Paulo e que reside lá , mas sempre participando de reuniões sociais dos seus conterrâneos na terra paulistana viaja no inicio de maio para Paris, França, à passeio.