Ivan Barsanti

Descrição pendente

Agenda - 571

quinta-feira, 21 de março de 2019 por Ivan Barsanti

Champagne
Na noite da passagem de ano de 2015 para 2016 na imensa casa do casal Vanessa (Vieira) - Paulo Renato Galvão Ferrari, em Ouroville, próximo ao Paço Municipal (esquerda para direita): Flávio Augusto Vasconcellos Ferrari Filho, engenheiro da Sabesp local, Gisele Quarentei Cardoso Ferrari, dentista, a anfitriã, Vanessa Vieira Ferrari e Mariana (Quarentei) Cardoso Ferrari (que concluiu o ensino médio).

 

Nota zero
Segundo reportagem do Jornal paulistano “Agora” da penúltima terça-feira, dois, seção “Trabalho, página A11 de título “Professores podem ficar sem aumento” contando que: “O orçamento previsto para o Estado de São Paulo neste ano não deixa margem para reajuste da categoria”. E continua: “Os professores da rede pública do Estado de São Paulo terão um 2016 difícil com pouca perspectiva de reajuste salarial. Os orçamentos aprovados para este ano pelo governo do Estado de São Pulo não deixam margem para aumento salarial aos docentes da educação básica e das universidades estaduais”. Nota da Coluna – “Os orçamentos aprovados podem sofrer alteração durante o ano... Mas, se isso não acontecer será o segundo ano consecutivo que os professores do ensino básico da rede estadual de ensino não terão aumento dado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Os que estão na ativa, em sua maioria, terão seu bônus (uma espécie de ordenado prêmio em março). Já os aposentados, mais uma vez ficarão a “ver navios”.”


Prata
Comandante da Escola de Samba “Imperador do Samba (Vila Daisy e região), Mário Antônio da Silva, desfilou nos dois dias (domingo, sete e terça-feira, nove) de carnaval pela avenida Virgílio de Rezende, muito emocionado, principalmente por duas razões: a primeira é colocar na passarela pelo menos 150 pessoas, por aí, mais uma vez. E a segunda, a Escola itapetiningana completou vinte e cinco anos de desfile. O comandante Mário começou suas atividades carnavalescas como membro da bateria da antiga S.A.M.I ou “Sociedade Amigos de Itapetininga) (capitaneada principalmente pela família e amigos da saudosa Nair de Barros Messias de Moraes). Com o final do S.A.M.I., Mário Antônio resolveu continuar e fundou o “Imperador” ainda como bloco. Segundo o próprio, o “Imperador do Samba” é uma escola que começa os preparativos ainda em julho, todos os anos para que tudo saia perfeito. Possui uma consultoria de temas em São Paulo e pelo menos dez costureiras, quase que permanentes para a confecção das roupas. Que são entregues gratuitamente para a maioria dos seus componentes, desde as sapatilhas até os enfeites de cabeça. Entre seus destaques: a rainha da bateria Keila e o cantor (do samba-enredo) Carlos Eduardo Prestes, que começou na Escola aos sete anos de idade.

Tradição
Secretário da Cultura desta cidade, Maurício Hermann, explicando o apoio da Prefeitura de Itapetininga no carnaval deste ano como sempre tem acontecido aqui, com algumas exceções. Segundo, ele, Maurício, os órgãos oficiais tem que contribuir ou manter as festas populares da região porque senão estas podem desaparecer. Como as congadas que já foram típicas daqui e acabaram. O próprio carnaval itapetiningano que foi brilhante em outras décadas depois ficou muito “morno” e agora está “renascendo das cinzas”.

Magistério
Da rede municipal de ensino a dinâmica Rosangela Nery é a nova coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, a UAB, e já está trabalhando (bastante!) para dar continuidade aos cursos (a maioria “online” e federais) já existentes. E tudo indica que a carioca Fiocruz contribuirá para a abertura de um novo, na área da Saúde, para breve.

Fiel
A torcida itapetiningana do Corinthians Paulista não deixa por menos. Nem bem o Campeonato Paulista de Futebol, o “Paulistão” começou e ela já está fazendo alvoroço. No penúltimo domingo, último dia de janeiro os alvinegros se reuniram num conhecido bar em Vila Rio Branco, região da concentração da mesma para assistirem pela televisão a suada vitória do chamado “Timão” diante do XV de Piracicaba, na cidade de mesmo nome, por 1 x 0, com gol no final. E dai as zabumbas e tambores soaram mais alto.

Comentário
O repórter cinematográfico itapetiningano Elton Rodrigues (residindo atualmente em Sorocaba), Ex-TV TEM tem prestado serviços para a Sportv (São Paulo) canal pago da Net, Sky, Vivo e outros e contando que ano passado registrou em imagens cenas importantes do futebol brasileiro, como o jogo entre as seleções brasileiras e argentina pela eliminatória da Copa do Mundo de Futebol 2018, a despedida do goleiro são-paulino Rogerio Ceni e as muitas subidas e descidas de ônibus de Neymar Júnior aqui em São Paulo, o craque sempre com fones de ouvidos sem dar nenhuma atenção a plateia presente e emissoras de rádio e televisivas. Com exceção para algumas (as de sempre).

Vou festejar
Professor de “Planejamento Educacional” e “Supervisão Escolar”, entre outros, na Faculdade de Pedagogia da Associação de Ensino de Itapetininga, o irrequieto Flávio José Vendramini Costa ficou o mês inteiro em sua casa na rua João Evangelista em virtude de uma operação cirúrgica na Unimed local. Mas assim que se restabeleceu (quase) totalmente foi dar uma “olhada” no carnaval do Clube Venâncio Ayres, sede social. Lá Flávio Vendramini não resistiu e deu voltas pelo salão, cantando antigas marchinhas das décadas de 1940 e 1950. Segundo o próprio para quem gosta de festejos do rei Momo é impossível ficar parado. É sim.

Paulistano
Segundo o diretor do departamento comercial deste “Correio”, Odilon Rosa Rezende, um dos blocos mais requintados no quesito animação e mulheres bonitas que transitou pelo bairro boêmio da Vila Madalena em São Paulo neste Carnaval denomina-se Bloco “São Miguel Arcanjo”. Seus coordenadores nasceram ou são descendentes de famílias tradicionais da cidade de mesmo nome, vizinha daqui e que residem na capital paulista. O bloco é badaladíssimo lá em Sampa...

Birthdays
Comemoram aniversário no início deste mês de fevereiro os itapetininganos: na penúltima terça-feira, dois, o médico oftalmologista Alceu Cardoso Neto e o comer4ciante Paulo Ozi Junior. E na penúltima quinta-feira, quatro, a supervisora estadual de ensino já aposentada Ana Rosa Françani Rocha Fogaça e Alda Simões Rosinha de Oliveira, também supervisora de ensino, aposentada e nesta última terça-feira, nove, o engenheiro José Eduardo Tambelli Pires.

Emoção
Francine Matarazzo após desfilar no Bloco do Motumbo pela avenida Virgílio de Rezende neste carnaval, comentando: -“Foi uma imensa alegria”.